Piratas Estilizados termina jejum de 29 anos e se consagra campeã do Carnaval 2025

É segundo título da Escola de Samba no grupo especial. O primeiro foi em 1996.

A escola de samba Piratas Estilizados é a grande campeã do Carnaval 2025 no Amapá. Após uma apuração repleta de emoção nesta quarta-feira (5), no Sambódromo de Macapá, a agremiação conquistou o título do Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com 180,60 pontos, repetindo o feito histórico de 1996.

A escola levou o Açaí como tema central de seu desfile. Foto: Secom/GEA

Com o enredo “Da Lenda de Iaça ao Sabor Açaí que Conquistou o Mundo”, a escola levou para a Avenida Ivaldo Veras um desfile que exaltou o açaí, fruto símbolo da cultura amapaense, conquistando os jurados e a arquibancada. A “alaranjada”, como é conhecida, foi a segunda escola a entrar na passarela do samba na madrugada de sábado (1º) e fez história ao reconquistar o troféu da elite do carnaval após 29 anos de espera.

“Nós merecemos, nossa comunidade merece! Foi muito tempo de trabalho e dedicação para apresentar o melhor para toda a comunidade carnavalesca”, celebrou a presidente da Piratas Estilizados, Rebeca Lima.

Na disputa ponto a ponto, a escola Boêmios do Laguinho ficou na segunda colocação, também com 180,60 pontos, perdendo no critério de desempate. Em terceiro lugar, ficou a Piratas da Batucada, com 180,40 pontos.

À esquerda, Jocildo Lemos, presidente da Liesap; ao centro, Rebeca Lima, presidente da Piratas Estilizados; e à direita, Synthia Lamarão, secretária de Turismo do Amapá. Foto: Secom/GEA

Classificação geral do Grupo Especial – Carnaval 2025

  1. Piratas Estilizados – 180,60
  2. Boêmios do Laguinho – 180,60
  3. Piratas da Batucada – 180,40
  4. Maracatu da Favela – 180,00
  5. Império do Povo – 179,90
  6. Império da Zona Norte – 179,70

O resultado da apuração também definiu o rebaixamento da Império da Zona Norte para o Grupo de Acesso, dando lugar à escola Unidos do Buritizal, que sobe para a elite do carnaval amapaense em 2026, após somar 179,90 pontos com o enredo “Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade”.

O Carnaval 2025 entrou para a história como uma das disputas mais acirradas dos últimos anos, consolidando a força das escolas amapaenses na valorização da cultura local.