O primeiro eclipse solar de 2025 ocorrerá no dia 29 de março e será do tipo parcial, quando a Lua bloqueia apenas parte do Sol. No Brasil, o fenômeno só poderá ser observado no extremo norte do Amapá, mas de forma quase imperceptível, apenas uma pontinha da sombra da lua poderá ser enxergada encobrindo o sol.
De acordo com a Agência Espacial Americana (Nasa), o eclipse será visível em algumas regiões da América do Norte e do Sul, assim como em partes da Europa, Ásia, África e nos oceanos Atlântico e Ártico. Nos Estados Unidos, o nordeste do país verá o eclipse em andamento durante o nascer do sol. Na Europa Ocidental e no noroeste da África, o fenômeno ocorrerá no meio ou final da manhã, enquanto na Europa Oriental e no norte da Ásia será visível à tarde ou no início da noite.
Segundo o site Time and Date, no Brasil, apenas uma faixa restrita no Amapá, nas localidades do Sucuriju e o Parque Nacional do Cabo Orange, terá visibilidade do eclipse, entre 6h20 e 6h41 (horário de Brasília). Mesmo assim, a observação será bastante limitada.
Especialistas alertam para a necessidade de cuidados ao tentar acompanhar o fenômeno. Olhar diretamente para o Sol sem proteção pode causar danos irreversíveis à visão. Para a observação segura, é recomendável o uso de óculos especiais para eclipses ou métodos indiretos, como projeção em superfícies.
Este será o primeiro eclipse solar do ano, mas outros eventos astronômicos estão previstos para 2025. Para quem não puder acompanhar o eclipse pessoalmente, transmissões online de agências como a NASA e portais especializados permitirão assistir ao fenômeno em tempo real.