Dom Antônio de Assis Ribeiro toma posse como bispo da Diocese de Macapá

Foto: Divulgação

Cerimônia de posse do novo bispo da Diocese de Macapá, Dom Antônio de Assis Ribeiro. Centenas de fiéis se reuniram na noite de quarta-feira, 26 de fevereiro, na Catedral de São José, para a cerimônia de posse do novo bispo da Diocese de Macapá

Natural de Ourém, no Pará, Dom Antônio de Assis Ribeiro ingressou na Congregação Salesiana de São João Bosco em 1987 e foi ordenado sacerdote em 17 de junho de 1995. Ao longo de sua trajetória, desempenhou diversas funções pastorais e educacionais. Em 2017, o Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, com o título de bispo de Babra. Sua ordenação episcopal aconteceu em 2 de setembro de 2017, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. No final de 2024, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Macapá, sucedendo Dom Pedro José Conti.

Em sua saudação, durante a homilia, Dom Antônio ressaltou sua missão inicial. “Minha primeira missão é conhecer Macapá, o estado do Amapá, todos os padres, diáconos, líderes, pastorais, grupos e movimentos. Esse compromisso de conhecer a realidade local é fundamental para estabelecer um processo de comunhão e, posteriormente, de liderança”, afirmou.

Dom Antônio é amplamente reconhecido por seu compromisso com a juventude, a educação e a promoção dos direitos humanos.