Amapá registra menor taxa média anual de desemprego da história e fortalece crescimento econômico

O estado liderou os índices de empregabilidade durante todo o ano de 2024.

O Amapá alcançou a menor taxa média anual de desemprego desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), iniciada em 2012. Em 2024, o estado registrou um índice de 8,3%, uma redução significativa em relação aos 11,3% de 2023. Nos últimos dois anos, a queda acumulada foi de 5,4 pontos percentuais, posicionando o estado entre os 14 do país com os menores índices de desemprego.

Os dados refletem o avanço de políticas estratégicas adotadas pelo Governo do Estado para impulsionar a economia e fortalecer a geração de empregos. Entre 2020 e 2024, mais de 28 mil novos postos de trabalho formais foram criados, resultado de investimentos em setores como concessões públicas, energia renovável, saneamento e setor florestal.

O governador Clécio Luís atribui a melhora do cenário econômico às iniciativas de estímulo ao desenvolvimento como feirões de empregabilidade, a plataforma Emprega Amapá e chamamento dos aprovados em concursos públicos. “Tudo isso é resultado do trabalho que temos feito para criar condições favoráveis para negócios e a consequente geração de mais emprego e renda para o nosso povo”, destacou.

1º Feirão de Oportunidades do Amapá. Foto: Secom/GEA

Além da ampliação das oportunidades de trabalho, o estado também registrou avanço na renda média domiciliar per capita, demonstrando que as políticas adotadas não apenas reduziram o desemprego, mas também impactaram diretamente a qualidade de vida da população. O vice-governador Teles reforçou que os investimentos públicos nos municípios também tiveram papel fundamental para dinamizar a economia local e ampliar as frentes de empregabilidade.

A redução do desemprego no Amapá acompanha um cenário nacional de recuperação econômica, mas com um ritmo acelerado no estado, fruto de estratégias que consolidam o crescimento e a estabilidade do mercado de trabalho local.