Hemoap alerta para estoque crítico de sangue e convoca doadores

O estoque de sangue do tipo O+ chegou ao nível crítico no estado, mobilizando o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) para convocar voluntários. Neste período de férias escolares, é comum o número de doações diminuir.

Atualmente, são 19.641 doadores O+ cadastrados no hemocentro. Esta tipagem apresenta maior demanda nas unidades hospitalares.

O sangue doado é utilizado em tratamentos de câncer, pacientes que realizam hemodiálise, acidentes graves com perda de sangue, vítimas de queimaduras, hemorragia durante o parto, pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas.

O número de doadores varia de 60 a 70 por dia, mas esse quantitativo cai no período de férias. Para suprir os hospitais em todo o Estado, são necessárias no mínimo 100 bolsas de sangue diariamente. Uma única bolsa pode salvar até quatro vidas.

Confira o necessário para doar sangue:

Pesar acima de 50 kg;
Ter idade entre 16 e 69 anos;
Estar em boas condições de saúde;
Não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias e não ter apresentado sinais ou sintomas de gripes nos últimos 14 dias;
Pessoas de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis, por meio de um termo de consentimento oferecido no Hemoap;
É indispensável estar descansado e bem alimentado antes de realizar a doação;
Os intervalos de tempo para doação de sangue são de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres.

As doações de sangue podem ser realizadas no hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Central, em Macapá. O funcionamento para doações é das 7h30 às 12h. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo número (96) 98414-1779.