Lua de Sangue: eclipse poderá ser visto em sua totalidade em Macapá

Foto: Divulgação

Na madrugada de quarta-feira (13) para quinta-feira (14), os moradores de Macapá terão a oportunidade de assistir a um dos eventos astronômicos mais impressionantes do ano: um eclipse total da Lua, também conhecido como “Lua de Sangue” devido à sua coloração avermelhada. O fenômeno será completamente visível na capital amapaense, desde o início até o fim, caso as condições climáticas colaborem e o céu esteja limpo.

De acordo com o site especializado Time and Date, o eclipse começa às 0h57, atingindo seu ponto máximo às 3h58. O evento terá uma duração total de 5 horas e 40 minutos, encerrando-se às 6h37 da manhã.

O diretor do Clube de Astronomia do Amapá Mirzan, o engenheiro eletricista Victor Monteiro, explica que o eclipse lunar ocorre devido ao alinhamento entre a Lua, a Terra e o Sol.

“Basicamente, a Lua passa pela sombra projetada pela Terra, bloqueando a luz do Sol e dando origem ao tom avermelhado característico do fenômeno. Esse efeito ocorre porque a atmosfera terrestre filtra a luz solar, espalhando as cores de comprimento de onda mais curto e deixando apenas os tons avermelhados atingirem a superfície lunar”, detalha Monteiro.

Fortaleza é um dos melhores locais para visualizar o fenômeno. Foto: Divulgação

Onde assistir ao eclipse em Macapá?

Para uma observação mais confortável, Monteiro recomenda escolher um local aberto, onde seja possível sentar e acompanhar o eclipse sem obstruções.

“A região da Fortaleza de São José, perto do Banco do Brasil, é um ótimo ponto para a observação. Além disso, é interessante ter algum abrigo por perto, caso haja mudança climática e chova durante o evento”, sugere.

Diferentemente de outros eventos astronômicos, o eclipse lunar pode ser melhor apreciado a olho nu. Monteiro destaca que o uso de telescópios ou binóculos pode não proporcionar a experiência completa do fenômeno.

Diretor do Clube de Astronomia do Amapá Mirzan, o engenheiro eletricista Victor Monteiro. Foto: Arquivo Pessoal

“A beleza do eclipse está em acompanhar a Lua sendo encoberta gradualmente pela sombra da Terra. Ao utilizar um equipamento de ampliação, o observador pode perder a perspectiva geral do evento”, afirma.

O engenheiro reforça que este será um dos momentos mais marcantes da astronomia em 2025.

“Este eclipse total da Lua é o principal evento astronômico do ano para ser visto no céu. Vamos estar ao vivo acompanhando a Lua de Sangue durante toda a madrugada. Vale muito a pena conferir esse espetáculo da natureza”, conclui Monteiro.