“O setor de óleo e gás pode financiar a preservação da Amazônia”, diz Clécio em maior conferência de petróleo do mundo

O governador participa da OTC 2025 a convite da presidente da Petrobrás, Magda Chambriard.

Durante a abertura da Offshore Technology Conference (OTC) 2025, realizada em Houston, EUA, o governador Clécio defendeu com firmeza a pesquisa e exploração da Margem Equatorial Brasileira como caminho para o desenvolvimento sustentável do estado. Pela primeira vez presente pessoalmente no evento, Clécio destacou o potencial do Amapá para receber investimentos do setor com segurança ambiental e responsabilidade social.

“Queremos receber toda a cadeia de óleo e gás para que seja exemplo de produção e desenvolvimento sustentável na Amazônia. Acreditamos que essa atividade pode, sim, financiar a preservação do Amapá e da Amazônia brasileira”, afirmou o governador.

Sendo o estado mais preservado do país, o Amapá enfrenta o paradoxo de manter altos índices de conservação ambiental enquanto abriga uma das populações mais pobres do Brasil. Para Clécio, o desafio é transformar essa realidade por meio de uma nova matriz econômica e energética, sem abrir mão da proteção ao meio ambiente.

Magda em discurso na OTC 2025. Foto: Divulgação.

Ainda em Houston, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, defendeu com entusiasmo a exploração na Margem Equatorial, na costa do Amapá. Ao lado do governador Clécio Luís, ela afirmou que a região representa uma grande oportunidade para o Brasil e para o estado, encerrando sua fala com a frase em inglês: “Let’s drill, baby!” – ou “Vamos perfurar, baby!”, em tradução livre.

A expressão, popularizada pelo ex-presidente Donald Trump, foi usada por Magda para reforçar o compromisso da estatal com a prospecção de petróleo no Amapá.