Da REDAÇÃO
Em um protesto que pode até ser considerado brando – se levado em consideração a gravidade da situação – moradores dos arredores de uma área de ponte da zona sul da capital usaram de bom humor para protestar e chamar a atenção do poder público.
O volume de chuvas que tem caído em Macapá tem provocado diversos alagamentos e uma série de outros transtornos que vão desde a saúde à mobilidade urbana.
A situação, desta vez, está localizada na confluência das Avenidas 16 de Julho e Timbiras, numa região entre o Bairro do Muca e o Conjunto Laurindo Banha, no bairro Novo Buritizal. A água transbordou pelos assoalhos das casas causando diversos prejuízos.
O trânsito de veículos ficou impedido no local durante toda essa manhã de segunda-feira (10) quando a água barrenta ainda encobria o asfalto. No domingo (9), os moradores já haviam colocado objetos como móveis velhos e pedaços de madeira na metade da via para alertar sobre a buraqueira que domina o trecho desde a Rua Santos Dumont até a Rua Claudomiro de Moraes.

Com as chuvas que começaram a cair na madrugada, veio o alagamento que atingiu as residências. Isso foi a gota d’água para o silêncio dos moradores. Eles então amarraram uma antena parabólica em desuso a um poste de iluminação pública, onde escreveram a frase irônica “Pesque Pague do Prefeito” – num recado ao gestor municipal, Dr. Furlan, que foi reeleito em 2024 com 85% de aprovação da população.
Para completar, colocaram uma miniatura de canoa flutuando no alagado. Nas imagens, que logo ganharam as redes sociais, é possível perceber que há outros problemas de responsabilidade do município, como o mato alto que toma conta dos dois lados da via e já começa a invadir a pista.
A Prefeitura de Macapá ainda não se posicionou sobre o tema.