Secretário de Comunicação é questionado na Câmara por contrato com empresa da ex-mulher

Após fala polêmica, Juarez Menescal usou Guarda Municipal para barrar acesso de jornalistas à Prefeitura de Macapá.

DA REDAÇÃO

O secretário de comunicação da Prefeitura de Macapá, Juarez Menescal, compareceu à Câmara Municipal nesta terça-feira, 25, para prestar esclarecimentos sobre um contrato de publicidade no valor de 54 mil reais, pago a uma empresa ligada à sua ex-mulher. A página “Norte 360ap”, beneficiada pelo repasse, possuía apenas 40 seguidores e sozinha recebeu 43 mil levantando questionamentos sobre os critérios adotados pela Secretaria de Comunicação para a escolha de veículos de mídia.

Menescal afirmou que a empresa, Norte Comunicação, tem mais de dez anos de atuação e que, até outubro de 2024, ele era um dos proprietários. “Ano passado, para ficar de acordo com o rito legal para assumir uma função pública, me retirei dela. Mas, de fato, ela não estava sob minha administração há muito tempo”, declarou o secretário. Ele justificou a escolha da empresa com base em “índices de desempenho” e “números”, critérios que, segundo ele, seguem um processo legal e burocrático. “Quem trabalha com rede social trabalha com número”, enfatizou.

No entanto, os argumentos apresentados pelo secretário entram em contradição com os dados constatados. A página Norte 360ap, com apenas 40 seguidores, não apresentava desempenho compatível com o montante recebido, que chega a ser cinco vezes maior do que o valor usualmente pago a veículos de imprensa locais. A discrepância alimentou suspeitas de irregularidades no uso de recursos públicos.

Juarez subindo as escadas da Prefeitura enquanto Guarda Municipal barra jornalistas. Imagem: Portal Seles Nafes

Uso da Guarda Municipal para barrar jornalistas
Após prestar esclarecimentos na Câmara, Juarez Menescal voltou a ser alvo de polêmica. Na saída, ele utilizou a Guarda Municipal para impedir que jornalistas acessassem o segundo andar do prédio da Prefeitura de Macapá, onde funciona a Secretaria de Comunicação. A ação foi registrada em vídeo pelo canal do Portal Seles Nafes no YouTube, gerando críticas sobre uma possível tentativa de evitar questionamentos da imprensa.

Vereador promete investigação e possível CPI
O vereador Claudiomar Rosa, autor do requerimento que levou o secretário à Câmara, declarou que continuará investigando a relação de Menescal com a Norte Comunicação. “Vamos aprofundar essa apuração. Se não houver esclarecimentos convincentes, vamos propor uma CPI para analisar o caso”, afirmou Rosa.