Tartarugalzinho é a 6ª cidade do Amapá a entrar no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: GEA

Da REDAÇÃO

O município de Tartarugalzinho foi oficialmente incluído no Mapa do Turismo Brasileiro, consolidando-se como um novo destino estratégico para o desenvolvimento do setor no Amapá. A atualização foi realizada pelo Ministério do Turismo, que reconhece e classifica cidades com potencial turístico relevante, ampliando suas oportunidades de investimento e crescimento econômico.

Localizado a 230 km de Macapá, com acesso totalmente asfaltado pela BR-156, Tartarugalzinho se destaca pelo turismo ecológico, oferecendo experiências imersivas em meio à natureza preservada.

Tartarugalzinho foi incluído na nova atualização do mapa nacional. Amapá já possui seis municípios presentes no material

Entre seus principais atrativos, destacam-se: selva nativa e reprodução de quelônios, pesca esportiva em áreas propícias, banhos em lagos próximos ao município.

Com 15.212 habitantes e uma área territorial de 6.742 km², a cidade tem um grande potencial para se tornar referência em turismo sustentável no Amapá.

6ª cidade turística

Com essa inclusão, o Amapá expande sua presença no cenário turístico nacional, fortalecendo a visibilidade do estado e de suas atrações naturais.

Atualmente, o estado conta com seis municípios no Mapa do Turismo: Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Vitória do Jari.

Além disso, o Amapá é representado por cinco regiões turísticas: Cabo Orange, Lagos e Pororocas, Meio do Mundo, Tumucumaque, Cachoeiras e Vale do Jari.

resença no Mapa do Turismo Brasileiro demonstra a representatividade turística do Amapá

Importância

O Mapa do Turismo Brasileiro faz parte do Programa de Regionalização do Turismo e define as áreas prioritárias para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao setor. Os municípios participantes são classificados em diferentes categorias com base em indicadores econômicos e turísticos, como: quantidade de estabelecimentos de hospedagem, número de empregos gerados no setor, estimativa de visitantes nacionais e internacionais, arrecadação de impostos no setor de turismo.

Essa categorização permite um direcionamento mais eficiente de investimentos, capacitação e infraestrutura para fomentar o turismo e impulsionar a economia local.